terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Higienes


Há uns anos tive uma experiência enquanto aluna (ou formanda, ou sei lá, foram tantos os bancos de sala de aula onde me sentei em diferentes qualidades...) que me lembra a cada passo:

A criatura que estava em pé a transmitir o seu saber, berrava impropérios contra o progresso e tinha eleito como alvo da sua ira o papel higiénico e a higiene pessoal em geral!!

Segundo ela, o mal dos tempos modernos era a preocupação com a higiene; que o papel higiénico não era uma coisa natural ou que fizesse falta, que destruía as florestas e os rios para ser fabricado e que os poluía depois de usado. Que o sabonete dava cabo da pele e ninguém precisava de banhos diários, eventualmente nem semanais... ( acho que não era o caso dela que até precisava! Mas lá que tinha uma pele bem tratada, quase intocada, lá isso...)

Ela gritava irada e eu encolhia-me na cadeira com a certeza que era comigo que falava; eu a consumidora inveterada de rolos de papel higiénico, a perdulária dos dois banhos diários, a louca furiosa que só usa uma camisa e depois a deita para lavar...

Desde então passei a ver-me como um bicho estranho com uma pegada ecológica brutal. Guardo algum peso de consciência e foi ele que me levou a tentar a redenção compensando a coisa da melhor maneira possível:

Tomo dois banhos por dia, reciclo todos os frascos de champô e gel de banho; gasto um rolo de papel por dia mas já arranjei um baldinho onde coloco o tubinho de cartão espalmado...

Todos os sacrifícios são válidos para garantir o meu banho e o rabo limpinho!

É que além de mais há sítios insuspeitos no que ao acumular de lixo diz respeito!

Dou como exemplo uma parte do corpo tão celebrada e interessante como por exemplo o umbigo:

Já viram o cotão que alguns conseguem acumular? E o mau cheiro?

Safa!

Banho!

Banho!

22 comentários:

Anónimo disse...

Um bocadinho de humor, pode-se?

Belíssimo! Com a última parte, daquela parte umbigal, concordo, mas digo-lhe mais: quando o "sarro" se entranha é complicado! Só mesmo câmara de vácuo e higienização completa.

Ainda mais difícil é quando os ditos implantes se postam em gordas, salientes e intrusivas barrigas! Sabe, daquele estilo " Olhe...desculpe,. mas a sua dita cuja dá licença ao meu esqueleto de passar?
Vi-me aflito, digo o meu esqueleto, na grande manif do Terreiro, para circular entre umbigos barrigais!

Ai! os meus colegas masculinos tratam-se tão mal,mas mesmo mal!
Digamos que pelo PITBA - Ah! Ah! cuidado, malandrice " Programme for International Teachers’ Beauty Assessment " estamos nuns miseráveis últimos lugares e tudo por causa de umbigos e barrigas!

Já agora cara Ana Lee, uma dúvida existencial: porque razão os Professores (Eles) se vestem tão mal? Já não há paciência para os casacos de cabedal (pele de vaca) surrados, sapatos de vela, ou camisas do Continente! Mesmo as célebres "pouchetes" ou os saquinhos a tiracolo-execrável!
Não quero colegas "metrosexuaiszecos", mas também não exageremos no desleixo! Então...criticamos e depois somos parecidos com a beleza do VL ( nada naquela figura cai bem! A camisa parece esganá-lo, a gravata parece o baraço que vai fazer a execução-chiça!)

Já agora, eu apesar de não abonado por adónis, mesmo nadinha, sou mais adepto do estilo vestimentar de um Bruce Bruce Springsteen ou do falecido Kurt Cobain. Texanas, cintos da Levy Strauss, uma gangas Diesel, ou Donovan.

Aprendei machos docentes!

Se não fosse esta mania idiota das acções prioritárias de ADD, ou TIC, ou Moodles, eu até ia propor ao meu Centro de Formação uma acção de 25 com o título " Sou Professor-Visto Bem e barato" - Formador eu claro!

Outra na manga era: "Culinária para colegas machos que a vossa mulher, pode ser Maria, mas não tem de ser vossa "maria"!

Isto da ADD, estragou-me os planos de Formador!

Ah! Quanto ao que acho das colegas Professoras beleza e vestimenta: bem... cenas de um próximo capítulo. Só uma pontinha do vèu! Combinações acertadas de pintura, sapatos, calças e casacos são precisas... urgentes! Fúcia com verde alface? Nem Matisse, nem mesmo Derain!
Depois malinhas ombrais cópias baratas de Vuitton, ou pastas de brilho espelhado, comigo era parâmetro negativo!
Laca no século XXI? Cabelos à ministeriável? A de Belém?
Então, critica-se, critica-se e vejo colegas vestidas à modista MLR?

Bolas, que estou mesmo "escuro"! Desculpe Ana mas...vou ali pôr o meu umbigo de molho!

Anónimo disse...

ó senhor(a) doutor(a) professor(a)/formador(a)/deputado(a) e quiçá secretário(a) geral."vÈu"?
e os ditos limites para a pachorra de nem saber escrever Português?
pois...

Anónimo disse...

pois...na minha terra... "vacas que pariram bois" .
Umas coisa é um erro de digitação, outra é escrever o verbo haver sem H, está a entender? Pode até dançar o vira que a mim não me convence!
Faz-me lembrar a pouca vergonha de muitas actas escritas por colegas. Por decoro guardo para mim.
Mas porque raio lhe estou a dar "balanço" ? Porque não vai pôr o seu umbigo de molho?

Anónimo disse...

"vacas que pariram bois". Simultaneidade, na minha também se diz. invertido seria um prodígio.
permita-me. o seu humor faz-me lembrar aqueles PCEs . aqueles arcaicos, desusados, gastos, velhos, antiquados, jarretas, rabujas, sem humor. aqueles que querem ser considerados e na inteireza não são, e por isso tornam-se pessoas infrutuosas, desequilibradas, frustradas! aqueles tais, os aptos a ingressarem no ilustre voluntariado!
há gente que consegue convencer-se de que o seu umbigo é único e perfeito. vergonhoso.
sabe que mais? Se já colocou o seu umbigo de molho, está na hora de se catar!

AnaLee disse...

Credo, calma!
Então um post tão bem humorado provoca este azedume?
Vá lá anónimos, gosto de vos ter por cá, tentem tolerar-se!

Unknown disse...

Caríssimos (espero não dar nenhum erro)
passar de um umbiguito ( e o da foto é bem bonito) para a análise "dos modelitos" das escolas à mistura com as picardias, fez-me sorrir mais do que a necessidade de banho da nossa Ana.
A paisagem que vi fez-me bem à alma.
A foto da nossa Ana relembrou-me que, amanhã de manhã (sem fundo musical), terei que lavar muito bem estes pensamentos sujos.
Ana, para ti um Beijito...
Anónimos, para vós, o antecipado pedido de desculpas se alguma gaffe ortografica houve.

AnaLee disse...

Óh Mena, aqui neste blogue só de prontuário na mão! :))
Mas tenho grande estima nestes meus anónimos, nem sei quem são e fazem-me falta, já viste isto?
Beijos!

Anónimo disse...

Caro anónimo:
Catar (se) só se fizer a sua e por avença e atacado Lacan,Jung e Adler podem-no ajudar. Eu também podia mas só em clínica privada e psicoterapia breve.
Quanto ao catar (com acento no à, sem H pode ir para Mantaillou) de resto...
"quitoso" contra piolhoso!

E ficamos por aqui, senão daqui a pouco ainda me está a mimosear com minha querida, ou coisa no género xarope para a tosse !

Good Night Maria Ivone! Deves ser pior que a Rita Pavone!

Anónimo disse...

Já agora, só para enfastio: Pronto! fique lá com "a pochette" , o casaco de cabedal, ou mesmo o "tailleur" fúcia-verde alface! Mais...pode ficar com a casa, o carro, os rabuja PCE, A MLR ...mas não fique com Ela...! Porque cada um acaba por ficar com a sua, Né, Capitão?
A minha alunagem diz: "tens sapatilhas? Anda-me apanhar!"

AnaLee disse...

Palo menos divertidos estes anónimos são! Este meu conterrâneo é de gabarito! :))

Anónimo disse...

Cara Ana Lee, de gabarito não sei, mas da Sé, "Banharia", Pelames, Ribeira, de Massarelos (Maternidade Júlio Dinis), sou, serei toda a minha vida!
Que é que a Ana quer "carago" ? "Quando vejo um lisboeta perco logo a corneta!" ( Há mais variações!)Ah! Ah!

A classe docente é tão "mal vestida" de humor!

Boa Noite para a Ana Lee (Há qualquer coisa de Bashô, de Oriente, de fragilidade-força Kabuki no seu nome ou nick, pronto!

jpvideira disse...

ó ana a tua paisagem teve um recorde de coemntários à custa de um post sobre... higiene pessoal!!! será que a limpeza incomoda? tens de escrever mais destes, assim... limpinhos!

AnaLee disse...

Massarelos, Júlio Dinis é a minha maternidade ( não que me lembre, mas dizem-me); engraçado, sou do lado de Massarelos e não do lado de Cedofeita!
Não vivo no Porto há muitos anos e não o visito há tempo demais; não hã-de passar mais dois meses sem que lá volte, as saudades vão moendo.
Ana Lee, nick, também tem algo a ver com o Porto: GNR, Ana Lee.
Um abraço, caro anónimo.
Venha Sempre

AnaLee disse...

Olá João!
Pensei que, pelo menos tu, topasses a mensagem subliminar do post limpinho...

Anónimo disse...

para terminar. para si anónimo. sabe como se diz aqui na minha terrinha? "o que tu queres sei eu!". mais não digo.
as palavras direccionadas para si findaram.

Anónimo disse...

Claro que o João topou e eu também topei!
Ah! A seguir virá o livrinho não o "vermelho" mas aquele que serve para nos dias difíceis que correm tapar o umbigo com uma peneira!

Mudando e registo no mesmo: grão a grão enche o galaró o papo!

E mais:

em capoeira concorrida, galo velho faz pela vida!

Deculpe estes aforismos de 2ª, mas meus. É que não gosto de galináceos, pronto! Quando muito só de currasco ou de cabidela.

Anónimo disse...

Caro anónimo, findaram!? YES!YES! YES!
Vou ouvir o Hino da Alegria do Beethoven, é que "à" momentos que a alegria inunda a minha vida.
Já agora Versão Furtwangler-Schwarzkopf, EMI, a que adoro!

Anónimo disse...

"Não és bom, nem és mau: és triste e humano..."

Olavo Bilac

YES!YES!YES!YES e mais Yes!

"Tau.."

Anónimo disse...

Afinal...não findaram as suas excelsas palavras "manganão...zito"!
Estás a confundir a Ana! Ela pensa que eu sou tu e tu és eu, ou que somos dois em um, ou um em dois, ou dois que sendo um podem parecer um que talvez até sejam um e meio... e não saímos disto! Só se ela, perceber que o verbo haver se escreve com H e descobrir a "marosca"!
Vá lá...lê poesia e a boa colocada aqui pela Ana Lee! (estou a rimar, raios!) O que não percebe nada é de semiótica e estruturalismo poético, mas isso passa com a idade!

Já gora caro anónimo, o que não sabe é o que quer dizer "vórtice vesano", senão tinha-me chamado isso! Chiça!Ah! com H!

Já agora vamos continuar com jogos florais? Ganhei o prémio Vale Flor vai para anos! Não era de flores, mas vale pela semelhança!

Ana, isto vai chegar às 100 postas!

Quanto ao Tau! Prefiro o TAO! Vá lá...uma pesquisasinha Google e descobre o que é! Bolas, esforce-se um bocadinho para a positiva, vá lá!

AnaLee disse...

Ora bem, caros anónimos:
Desentendam-se o que quiserem mas deixem-me de fora, ok?
De vez em quando fico baralhada, é facto, mas continuo a saber onde faz falta o H e onde não faz.
e espero bem que sejam dois (pelo menos) porque caso contrário a coisa assume contornos um bocadinho psicóticos e, isso sim, já me aflige.
E podem continuar, não se acanhem...

Anónimo disse...

Cara Ana Lee...Psicopatia porquê?
Pode ser Heteronímia.

O Anónimo é um fingidor
Finge tão completamente o à
Que chega a fingir que
é Há o à que deveras sente!

Não se aborreça! Eu até começo a ganhar simpatia pelo Anónimo que não sendo eu é o outro que não eu.

Acho que ele vai sentindo certa simpatia por mim...repare no "tau...tau" delicado que me deu!
Aliás até pode ser interessante e quase imaginativamente surrealista, um ...JANTAR-ENCONTRO DE ANÓNIMOS BLOGOSFÉRICOS" ! Claro Jantar anónimo!
Caro anónimo,Não Eu,Sendo Você concorda ?
Até pode ser na Casa do Alentejo, aí em Lisboa!

Aliás...já pensou que o seu ...( pelo menos) pode sugerir o aparecimento de um terceiro anónimo? Anónimo Search, por exemplo!

Ah! Ah! Ah!
Cara colega Ana Lee,não sei porquê, mas estou neste momento a ver a sua cara entre o divertido, o perplexo, o surpreso! Quer Eu, quer o anónimo outro que não eu, admiramos o seu blogue e o espírito de aceitação, só isso!

Vamos para o próximo round?

Abaixo o realismo socialista sisudo e parolo!
Arrenego o capitalismo despudorado e sem graça!

Viva a liberdade! Viva o Anónimo, Viva a Ana Lee, Viva a Paisagem que Vi!

AnaLee disse...

:))
Que dizer?
Sou afortunada, calharam-me em sorte os dois mais ilustres e interessantes anónimos da blogosfera!