quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Que país é este?


Já sabiamos que há crianças cuja única refeição é a que a escola lhes fornece.
Já conheciamos o horror de gente que trabalhou uma vida inteira para não ter o que comer no fim da vida; ouvimos falar de quem não compra medicamentos por falta de dinheiro. É imoral ignorar estas e outras misérias, contudo, há quem teime em ignorá-las. Hoje surpreendeu-me e chocou-me, de uma forma que até me faz sentir culpada, o facto de se ficar a saber que há alunos da Universidade da Beira Interior que passam fome para poder fazer o seu curso.

Fica-me uma sensação estranha por a notícia me ter incomodado tanto. É que estamos habituados a compadecer-nos com crianças e velhos; com quem já não pode e com quem ainda não pode; com quem está desprotegido e com quem ainda precisa de protecção. É mais díficil encarar esta miséria que atinge seres humanos adultos, informados, activos! Incomoda mais e não sei dizer a razão. Ou sei, já nem sei...

Sem comentários: