quinta-feira, 12 de março de 2009

Recupera-te!

Ela é uma pessoa de quem se gosta sem dificuldade. Tem sentido de humor refinado, é alegre, positiva, com sólidos princípios de cidadania, teimosa, lutadora, verdadeira, generosa.
Muito boa profissional, foi professora antes de ser qualquer outra coisa. Dá aulas há uma vida inteira ( sim, trinta anos são uma vida inteira!).
Este ministério da Educação golpeou-a; alterou-lhe as regras do jogo à beira do final do jogo e acrescentou-lhe treze anos à carreira.
O trabalho na escola atingiu proporções insuportáveis, as reuniões são quase diárias e raras as que duram menos de três horas; há um par de meses,mandou-me uma mensagem eram 22.30h, de uma reunião que tinha começado às 18.30h; Longa, brutal, perfeitamente inútil!
No começo deste ano lectivo, deu uma entrevista à televisão sobre o facto de aos professores do 1º CEB ser exigido que efectuassem todas as tarefas administrativas de inscrição dos alunos para acesso ao Magalhães. Enfrentou uma impensável perseguição por parte de um membro do seu executivo que até por escrito a intimou para se explicar sobre o conteúdo da entrevista. Defendeu-se! Sózinha, com o apoio de amigos e familiares mais dados a assuntos legais, respondeu e calou o executivo.
Não entregou os OI, não tem medo, não se rende.
Hoje telefonou a dizer que não aguenta mais, que está de atestado.
A semana passada estava a concluir com os seus alunos uma actividade normal, a leitura das missivas dedicadas ao amigo secreto ( é uma coisa que fazemos muito, nós do 1º ciclo; aproxima, agrega, desinibe, fortalece o grupo...). O amigo secreto de um dos meninos era ela própria; abriu a carta, leu-a e teve um ataque de choro convulsivo em plena aula.
Restou-lhe sanidade para ir dali direita ao médico e recolheu a aposentos durante algum tempo.
Só até a boa disposição que ilumina quem a rodeia, poder regressar.
Senhora ministra, senhor primeiro, senhores secretários de estado: têm vossas excelências alguma noção do tamanho do crime que estão a cometer contra os professores e os alunos deste país? O futuro já está comprometido, o ónus é todo vosso!

2 comentários:

Jorge Carvalheira disse...

Bela malha, esta!

AnaLee disse...

Olá Jorge!
Mas que grande prazer vê-lo por aqui!
Gostou? Sinto-me muito honrada. Também eu gosto muito dos textos à lua! E divulgo-os frequentemente. Até um dia destes, por aqui ou lá pelo Ribatejo, numa almoçarada!
Um grande beijinho!