A FENPROFe o SPE (Sindicato de Professores no Estrangeiro, um dos 8 que integram a FENPROF) estiveram hoje no Ministério dos Negócios Estrangeiros a cumprir a 2ª ronda negocial sobre o novo regime jurídico do Ensino Português no Estrangeiro. Integrei a delegação presente no MNE, numa reunião que durou 4.30h.
A perspectiva com que saímos desta reunião foi a de que de facto, por parte deste Ministério, a vontade negocial é bastante maior do que habitualmente acontece em relação ao Ministério da Educação.
É claro que por enquanto não foi possível um acordo pois há questões relevantes, como sejam a existência de quotas na avaliação de desempenho, que a FENPROF nunca aceitará.
Há contudo que realçar a receptividade do MNE a muitas das propostas que levavamos, o que nos deixa em aberto uma expectativa positiva para a próxima ronda negocial que decorrerá a 17 deste mês.
Amanhã de manhã sairá o comunicado de imprensa da FENPROF, o que não aconteceu já hoje por a reunião ter terminado já perto das 22 horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário