quinta-feira, 16 de abril de 2009

A propósito da Consulta Geral ...


A Plataforma Sindical, em conferência de imprensa a 3 de Abril, fez saber que no período de 20 a 24 de Abril iria CONSULTAR os professores sobre a sua DISPONIBILIDADE para realizarem uma Manifestação Nacional na semana que termina a 16 de Maio, ou sobre outras formas de luta que OS PROFESSORES entendessem adoptar. Essa notícia, em português escorreito, pode ser consultada aqui.

O Público online publicou hoje uma notícia cujo título ( e apenas o título) é enganador! Pode ser propositado, pode ser apenas incúria do jornalista. O corpo da notícia clarifica o engano.

O blogue a educação do meu umbigo, lamentavelmente, dá ouvidos apenas ao título e logo aponta armas à FENPROF e aos sindicatos.

Pergunto:

Havia necessidade? Não houve tempo para ler a notícia integralmente? Há alguma dúvida de que o que acontecerá para a próxima semana é um CONSULTA AOS PROFESSORES sobre formas de luta a adoptar até ao final do ano?

Somos uma classe profissional de gente que está habituada a pensar. Certamente já todos nós percebemos que esta nossa luta é uma maratona, não são os 100 metros barreiras! Quero com isto dizer que não será díficil percebermos que nesta legislatura talvez já não consigamos ver alcançados aqueles que são os nossos verdadeiros objectivos (ter este ECD revisto, este ADD enterrado, a nossa carreira de novo una e a Escola Pública dignificada). Contudo, parar agora é comprometer a hipótese de os ver alcançados num futuro muito próximo!

As eleições são daqui a meses, com toda a visibilidade que conseguimos, enquanto classe profissional, dar às nossas reivindicações, com o tão grande exemplo que fomos nos últimos 3 anos para todos os trabalhadores deste país e não só, acham que algum governo, do PS ou de que partido for, pode passar ao lado da luta dos Professores?

Seja qual for a forma de luta que na próxima semana decidirmos em conjunto, é vital que ela mostre que "cá estamos", que aquilo que nos uniu nos mantém unidos, que não aceitaremos nunca o que nos quiseram impor, que este ministério não nos venceu, que ninguém nos vencerá até vermos reposta a justiça e a dignidade na nossa profissão.

É importante que mostremos ao Governo e ao País que não baixamos os braços. E quem vier a seguir tutelar a pasta da educação já vai ter que levar na bagagem as soluções que se exigem há muito tempo; incontornavelmente!

Esta luta é uma maratona, mas já estivemos mais longe da meta!

2 comentários:

jpvideira disse...

dá aqui uma vista olhos. tem textos mto bons!
http://carrinhodechoque.blogspot.com/

Cátia Néry disse...

Maratona... 100 metros barreiras, chame-se o que se quiser! É uma luta que ainda não está perto do fim e que, comparando com uma fogueira, não se pode deixar apagar, temos de manter a chama viva.
Consultar os professores sobre a forma de luta que estão disponíveis para realizar é, da parte da plataforma sindical, uma boa estratégia.
É necessário, cada vez mais, envolver os professores nas decisões das formas de luta mas, o mais importante é mesmo mobiliza para a luta.

O texto está muito bom!

Beijo