terça-feira, 12 de maio de 2009

Texto "roubado" daqui : http://ladraralua.blogspot.com/

Magalhães?!
Pode ser que sim, que o objecto seja uma alavanca para mover, a prazo, a iliteracia indígena. Pode ser que seja mais que um voluntarismo, mais que uma reverência pacóvia à tecnologia, mais que uma táctica governativa. Oxalá eu me engane, pois o que me parece é outra coisa!Todos os meios electrónicos tendem a ser vistos como brinquedos, pela miudagem. E o que uma criança aprende, de facto, com um computador, é só a manipulação do mesmo computador. O que, em si, não constitui uma competência mental decisiva. Teoricamente facilita o acesso à informação. Mas não envolve criatividade, nem discernimento, nem imaginação, nem memorização, nem concentração mental. Muito pelo contrário!A utilização precoce de meios electrónicos pode gerar crianças super-estimuladas, mas não forçosamente adolescentes mais capazes, nem mais apetrechados. Pode mesmo ser-lhes prejudicial, no que diz respeito à sociabilidade, ao crescimento integral.Levando a coisa ao limite, só uma coisa se pode arriscar: o Magalhães é uma boa ração para cãezinhos de Pavlov. Tudo o resto são boas intenções. E quem me dera a mim estar enganado!

1 comentário:

Maria Isabel Pedrosa Branco Pires disse...

Amanhã, dia 13 de Maio, às 16h, no auditório da Escola D. Carlos I - Sintra, realizar-se-á um debate com os candidatos às eleições no SPGL.
Estão confirmadas as presenças de Manuel Grilo (Lista A), Rui Capão (Lista B), Carlos Vasconcellos (Lista C) e André Pestana (Lista D).
O convite, prontamente aceite por todas as listas, estende-se a todos os colegas que queiram assistir e participar.


Bota aí, que já está nos blogues de referência e tu que és?
Vá anda que o Guinote já tem.
Beijos