quarta-feira, 3 de junho de 2009

O sabujo

O sabujo de que vamos aqui falar hoje, não é um simpático exemplar do melhor amigo do homem. É, isso sim, de origem humanóide e não se lhe conhecem amigos embora ele diga que os tem.
O sabujo não tem género, há-os fêmeas, há-os machos, há-os assim assim e há-os que nem por isso. Também não tem condição social específica, nem religião distintiva. Tem apenas um traço sublinhado, é mentecapto.
O sabujo é bom no bailarico e dança qualquer música. É sempre velhaco mas muito risonho.
Verdadeiro artista em dar de si a imagem de um grande trabalhador e de criatura de princípios, o sabujo é irrequieto, parece sempre muito atarefado.
Às Segundas, Terças e Quartas o sabujo é adepto do amarelo; às Quintas, Sextas e Sábados é adepto do azul; aos Domingos de manhã o sabujo diz mal do amarelo junto do azul e aos Domingos à tarde, diz mal do azul ao ouvido do amarelo.
Costuma ser bom a insinuar-se, rápido a demarcar-se, exímio a esquecer-se e exemplar a bufar.
Vivaço, finge sempre que ganha e que a razão é seu apanágio.
Tempos houve, já saudosos, em que o sabujo só tinha expressão local; com o advento da tecnologia o sabujo expandiu-se e é possível encontrá-lo por todo o lado, tropeçar no seu excremento e levar com o seu mau cheiro, mesmo que se tentem evitar os locais que frequenta.
A boa notícia é que o sabujo tem duração limitada, o prazo de validade é curto e, quando começa a feder muito, nem os seus indefectíveis o aguentam.
Enfim, deixemo-lo ir vivendo que somos gente tolerante.

2 comentários:

Anónimo disse...

FABULOSO!
Também poderia ser o "Reco", o "oinc-oinc"!
Ah! Ah! nem preciso de ir à Maya, a tal das adivinhas!É o tal do "chico-espertismo, tão bem caracterizado pelo José Gil!
Mas sejamos honestos, só há sabujos, onde existe "burrice entusiasmada", ou como me ensinou a minha avó " Para Sabujo inteiro...burro e meio!"

AnaLee disse...

Sábia avó...