sábado, 11 de julho de 2009

Gripe A

O que é?

Trata-se de uma infecção causada por uma nova estirpe de vírus de gripe suína (vírus influenza A) designada H1N1, originalmente, uma doença respiratória dos suínos.



Quais os sintomas?

São muito parecidos com os da gripe comum e incluem febre superior a 39ºC que aparece repentinamente, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.



É possível apanhar esta doença pelo consumo de carne de porco?

Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Ao cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius está a matar o vírus da gripe suína.



Como prevenir o contágio?

Proceder à lavagem frequente das mãos com água e sabão, para reduzir a probabilidade de transmissão da infecção, cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir, utilizar lenços de papel, depositando-os num saco de plástico que deve ser fechado e colocado no lixo após utilização, limpar superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas) e não partilhar alimentos.



Existe vacina?

Não existe vacina para o H1NA em humanos nem a actual vacina sazonal para gripe oferece protecção, mas o antiviral Tamiflu parece ser eficaz contra o H1N1 no caso de infecção com o vírus. Importante é que a gripe seja detectada aos primeiros sintomas, sendo que nesse caso é, por norma, perfeitamente controlável.



Atenção:

Os portugueses que regressem de zonas afectadas pela gripe suína e tenham sinais de gripe no prazo de dez dias devem contactar a linha de saúde (808 24 24 24)



Mais informação aqui, aqui, aqui mas principalmente e em português, aqui

Sem comentários: