segunda-feira, 20 de julho de 2009

Homossexuais proíbidos de doar sangue!!!

"O Ministério da Saúde decidiu excluir os homossexuais de sexo masculino de doarem sangue. A justificação é simples: eliminar possíveis dadores com comportamentos de risco. O gabinete da ministra da saúde diz que esta medida visa prevenir a ameaça de potenciais dadores com comportamentos de risco, uma posição com base "em termos objectivos e cientificamente comprovados". O Ministério da Saúde foca-se nas elevadas taxas de doenças graves transmissíveis, pela transfusão de sangue, nos homossexuais do sexo masculino. De acordo com o JN, o ministério utiliza como um dos principais argumentos o facto da resolução do Conselho da Europa dar "supremacia à protecção dos doentes que recebem sangue relativamente à vontade de qualquer pessoa em doar sangue". O SOS Racismo já veio falar em "discriminação". No entanto, o gabinete de Ana Jorge defendeu-se alegando que as mulheres homossexuais estão autorizadas a doar sangue. "


Bem sei que tenho andado um pouco arredada de "notícias", mas juro que quando li o cabeçalho desta aqui, pensei que se tratava do ministério da saúde de um país qualquer lá para o terceiro mundo (seja lá isso onde for!)
Tenham dó e expliquem a uma pobre criatura, que de coisas da ciência percebe só o equivalente aos conteúdos programáticos do 1º Ciclo do Ensino Básico:
Mas afinal as doenças sexualmente transmissíveis são exclusivas dos homossexuais? E os comportamentos de risco também?
Então e quando doamos sangue ele não é examinado, "dissecado", espiolhado à lupa , antes de ser enfiado nas veias de alguém?
Sou eu que estou doida?
O Alberto João já é quem manda nesta espelunca?

Sem comentários: