domingo, 26 de julho de 2009

Manta Rota ( um post para o meu amigo António Moreira da Silva)


Manta Rota é uma pequena localidade do concelho de Vila Real de Santo António, famosa pela sua praia, que constitui uma das principais estâncias balneares do Algarve. A sua grande extensão, aliada a um clima mediterrânico caracterizado por temperaturas agradáveis todo o ano e a águas calmas e tépidas durante o período balnear são factores que atraem todos os anos milhares de turistas nacionais e estrangeiros.

A praia da Manta Rota localiza-se a cerca de 10 km a ocidente de Vila Real de Santo António, 10 km a oriente de
Tavira, e a cerca de 40 km a leste de Faro, capital de distrito e do Algarve. Possui acesso à Estrada Nacional 125. Inclui-se no concelho de Vila Real de Santo António e na freguesia de Vila Nova de Cacela.

A praia da Manta Rota faz parte de uma vasta área arenosa litoral que se estende desde a
foz do rio Guadiana até à barra do Lacém. A oeste da praia da Manta Rota encontramos a Praia de Cacela Velha, ou simplesmente Praia de Cacela, e a leste a Praia da Lota, também designada por Praia do Alto ou Praia do Sítio do Alto.

O clima apresenta as características comuns ao restante litoral do
sotavento algarvio.
Os verões são longos, secos e quentes, embora as temperaturas médias máximas em Julho e Agosto rondem os 28/30 ºC, bem inferiores àquelas que se verificam noutras regiões do
sul de Espanha e de Portugal; por outro lado, é considerável o número médio de noites tropicais (noites em que a temperatura não desce abaixo dos 20º C) do litoral algarvio nesta estação. Os Invernos são curtos, chuvosos e suaves. Nesta altura do ano as temperaturas mínimas médias rondam os 9º C.

O litoral do sotavento algarvio é uma das regiões mais quentes de Portugal Continental. A sua temperatura média anual ronda os 18º C.
Uma das características do litoral do sotavento algarvio é a influência acentuada dos ventos de leste. A presença destes ventos anuncia normalmente um aumento considerável temperatura da água do mar, que em anos recentes atingiu os 28º C. São os chamados dias de «
levante».

Praia da Manta Rota é uma
praia com cerca de 3 Km de areal que se estende desde Cacela Velha até Altura, no concelho de Vila Real de Santo António, Portugal.
A praia encontra-se certificada com
bandeira azul, possuindo normalmente duas concessões bem equipadas. Nos ultimos anos tem existido equipamento de apoio para deficientes motores. Actualmente a praia da Manta Rota está a sofrer um importante processo de renovação que incluiu a demolição dos bares e restaurantes de praia, a colocação de passadiços em madeira sobre as dunas e o arranjo dos parques de estacionamento.

Na Manta Rota, bem como nos seus arredores, podemos encontrar diversos alojamentos (pensões, residenciais, turismo rural, hotéis, apartotéis), estando projectados novos alojamentos de qualidade. Existem ainda três campos de golfe: Quinta da Ria, Quinta de Cima e Benamor.
A gastronomia nesta região do sotavento algarvio é muito diversificada. Nos restaurantes locais predominam os pratos à base de peixe fresco,
marisco, polvo e chocos, típicos da alimentação tradicional do litoral algarvio. Contudo, a variedade gastronómica local não se fica por aqui, incluindo alguns pratos únicos como sopas e saladas frias (gaspacho algarvio, salada de ovas frescas, estopeta de atum), e ainda as papas de milho com conquilhas, a feijoada de lingueirão e a açorda de galinha caseira.




Tudo Copiado daqui.
Agora um conselho de quem conhece e usufrui a zona há alguns anos: Tentem estadias em épocas menos concorridas do que Agosto...

2 comentários:

Jeremias disse...

Obrigado Querida Amiga, por me ter lembrado o meu saudoso Algarve(vivi lá 1 ano e há 4 anos que não vou lá), não podia ter escolhido melhor, quem sabe, sabe..e a minha Professora preferida sabe!rsrsrsss.
Um beijinho com muito carinho.
António

AnaLee disse...

De que está à espera para descer do Ribatejo?