quarta-feira, 4 de março de 2009

Cordão Humano - 7 de Março



Vamos todos ao Cordão Humano: Marquês de Pombal - 7 de Março às 15 horas!



Caro (a) colega,


No próximo sábado, 7 de Março, os professores e educadores de todo o país vão voltar a manifestar de forma pública, expressiva e inequívoca a sua revolta perante o comportamento de um Ministério da Educação que “finge” não ver a revolta que grassa nas escolas e entre os professores e educadores. Uma revolta que se traduz de formas diversas todas elas rejeitando em absoluto um modelo de avaliação absurdo e injusto, que uma apressada “simplificação” tornou simplesmente caricato. Uma revolta contra medidas e “ordens”que, dividindo os professores, os coloca uns contra os outros, criando em muitas escolas um ambiente irrespirável, de tensão, com claros prejuízos para as tarefas educativas. Mas também uma revolta contra a persistência da divisão da carreira em duas, hierarquizadas com a divisão entre “professores titulares” (!) e “professores”.
A concretizar-se, este modelo de avaliação criará injustiças entre os docentes com consequências irreparáveis. Basta que tenhamos presente todo o cortejo de arbitrariedades que caracterizou o simulacro de avaliação desencadeado no final do ano lectivo anterior. Cortejo que este ano promete ampliar-se enormemente.
A luta desencadeada por uma avaliação justa e pedagogicamente útil para a vida das escolas e para a melhoria das aprendizagens, mas também por uma carreira docente que conduza a uma profissão dignificada vai ser certamente longa e difícil. Mas os docentes, porque têm razão e sabem que a têm, não vão desistir.
No dia 7 de Março, vamos voltar a dizer, alto e bom som, que temos razão. E que mais cedo do que tarde, a razão triunfará.
Os professores, as escolas, e afinal o interesse e o futuro deste país exigem a sua presença em mais esta jornada de afirmação da nossa força e dignidade. Contamos consigo!


O Presidente do SPGL
António Avelãs


Nota final: Inicialmente iniciativa dos sindicatos da FENPROF, o Cordão Humano de dia 7 conta já com a adesão e participação de quase todos os sindicatos da Plataforma, havendo aliás fortes expectativa de que a ele venham ainda a aderir todos os sindicatos da Plataforma!

5 comentários:

Maria Isabel Pedrosa Branco Pires disse...

A FNE já aderiu
Bjs

Anónimo disse...

O coiso e tal tal e coiso, não vai!
Consta-se que não consegue libertar-se de um outro cordão: "o umbilical" que se lhe enrolou qual 85 modos tipo gravata, em volta do pescoço!

Gosto do coiso, coisa e tal, porque não dá ponto sem nó, ou melhor é uma espécie de Nó (doa), ou (dulo).
Gosta de se "deputar" agora a sua mão felpudinha e peluda, não dá para cordões... só teclar, IPP zar, anonymaizar e de se "promenar" junto a passeios e prédios, sem grandes comprometimentos.

Gosta de Movimentos , não gostando, fazendo de conta que gosta, mas fazendo acreditar que gosta, mas não gosta que os outros gostem do seu não gosto, mesmo sendo gosto.
Há tal e coisos coisos e tal, que são tão "empatas", que nem sexo, nem sair de cima!

Bem, vou ler o Kama Sutra! Ando perro de movimentos e a posição de gravata 426, tem-me dado dores de costas!

AnaLee disse...

Ganho a noite cada vez que leio os seus comentários, caro anónimo!
Sabe, a minha avó dizia que só faz falta quem está e a minha avó era duma sagacidade notável!
O tal não faz lá falta nenhuma. Posso imaginar que a luz guia que emana, faça falta aos fiéis, mas que podemos fazer? Olhe, talvez sugerir que fiquem em casa também!
Quanto a nós de gravata, suspeito que talvez venham a ser úteis muito em breve. Estamos em ano de eleições e adjunto de assessor de secretário de estado que se preze, deve usar gravata, mesmo aqueles que gostam de cultivar aquele look blasé, muito despreocupado, muito casual chique. É que cargo é sempre cargo, verdade?
Venha sempre!
Lá nos encontraremos, não no passeio, não com vergonha de lá estarmos, mas na bulha que é onde, pelo menos eu, gosto de estar!

Anónimo disse...

Amiguinha eu vou lá estar para mais uma vez lutar! E claro para te encontrar!
Beijocas grandes

AnaLee disse...

Lá te espero para aquele abraço!
Beijinho, até Sábado!