quinta-feira, 23 de abril de 2009

25 de Abril!



Apelo à participação dos Professores e Educadores nas Comemorações do 35º Aniversário do 25 de Abril

Os professores e educadores portugueses têm sobejas razões para comemorar o 25 de Abril. Não só porque na sua esmagadora maioria comungam dos ideais de liberdade e de democracia, mas também porque o 25 de Abril lhes proporcionou mudanças de cariz democrático em todo o sistema de ensino. O 25 de Abril lançou as bases de uma escola pública alargada a todos, tornou possível o lançamento da educação pré-escolar pública, dignificou e revalorizou a profissão docente, instituiu processos de gestão democrática nas escolas, democratizou os conteúdos programáticos, …
Os objectivos de democratização e de justiça social são processos em desenvolvimento permanente. Sofrem avanços e recuos, somam vitórias e desaires. Mas os ideais com que rejubilámos em Abril de 1974 persistem, exactamente como ideais mobilizadores para uma sociedade mais justa.
A Direcção do SPGL apela pois à participação nas comemorações do 35º aniversário da Revolução, nomeadamente no desfile que no dia 25 de Abril ligará, a partir das 15h30, o Marquês de Pombal ao Rossio, em Lisboa.
Pede-se aos professores e educadores que se concentrem junto à Rua Bramcamp.

A Direcção do SPGL

Sem comentários: