segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vamos lá então chamar os bois pelos nomes!

Pontos prévios:
1º - Este não é um blogue sobre educação, sobre sindicalismo ou sobre eleições no SPGL. É um blogue pessoal onde escrevo ou transcrevo o que me apetece e entendo que faça sentido.

2º - Evidentemente que nunca escondi o facto de ser professora, dirigente sindical do maior sindicato de professores do país, o SPGL e, como é óbvio até pelos blogues que tenho elencados aqui ao lado, também a minha meia dúzia de visitantes já percebeu que sou candidata e apoio a Lista A à direcção do SPGL.

3º - Por último gostaria de explicar, para o caso de isso interessar a alguém, que não sou "aficionada" da blogosfera. Não frequento blogues sobre educação com assiduidade, gosto do Olhar do Miguel pois identifico-me com as suas opiniões e gosto da forma serena com que aborda as questões e gostava dos dias do João Videira porque me agradava a sua forma de escrever, o seu sentido crítico e o seu sentido de humor. De resto, quando as minhas vidas profissional, familiar, social e doméstica me deixam tempo, gosto mesmo é de visitar blogues que são pura literatura, como é o caso deste, deste e deste outro.
Tudo isto para dizer que, apesar deste post ser uma espécie de resposta ( reposição da verdade) a um comentário que me visou, aí num blogue desses onde parece que se costuma fazer muita reflexão sobre educação, só soube dessa referência à minha pessoa porque mão amiga se encarregou de me chamar a atenção.


Da questão:

Há uns tempos coloquei aqui um post que era a reprodução de um comunicado do Conselho Nacional da FENPROF. Esse comunicado era nem mais nem menos que uma saudação aos professores de Sto Onofre e foi-me enviado via mail, por um companheiro dirigente do SPGL e Conselheiro Nacional da FENPROF que é professor no agrupamento e tem sido, desde o primeiro momento, o elo de ligação entre o Executivo ilegitimamente destituido e o sindicato.
O comunicado foi-me enviado por mail com o pedido expresso de que fosse reenviado aos meus contactos; assim fiz e fiz mais, publiquei-o no meu blogue. Numa altura de absoluta e profunda revolta com mais uma atitude de autoritarismo por parte do ME, tudo era pouco para divulgar e publicar. Pelo menos era assim que eu sentia.
Nem por um segundo me passou pela cabeça que pudesse estar a fazer alguma coisa errada. Não sou Conselheira da FENPROF é um facto, mas sou dirigente do SPGL, integro a sua comissão Executiva, trabalho de perto com a FENPROF no âmbito do Ensino Português no Estrangeiro mandatada pelo seu Secretariado Nacional, sou amiga pessoal do seu Secretário Geral apesar de não ter sido sua apoiante no congresso em que foi eleito ( sobre isso ironizamos muitas vezes um com o outro pois o Mário Nogueira é um homem com maturidade democrática, ao contrário de alguns dos que tanto dizem apoiá-lo! ).
Apesar disso, fui enxovalhada e acusada de não ter ética nem escrúpulos nos comentários ao post. Confesso que fiquei um bocado admirada com o facto de a publicação de um simples comunicado dar lugar a tanta ira, mas não pensei mais no assunto. Afinal parece que o assunto era grave, de tal forma que continuo a ser chamada à colação em comentários a posts em que o tema são as eleições do SPGL.
Nunca tive nem tenho apetência para a baixaria ou para qualquer outra actividade parecida, em que impere a falta de gosto.
Como disse e repito, a blogosfera é uma actividade residual e de simples recreio na minha vida. Espero que a lista que integro e em cujo projecto acredito sinceramente, vença as eleições. Espero também que os candidatos da lista B me larguem de uma vez por todas, pois não estou mesmo com paciência para aturar esta sua busca desenfreada de "cabelos em ovos".
Publico e continuarei a publicar tudo o que me chegar da FENPROF e que eu entenda que deva ser publicado, do ponto de vista da luta dos professores, pois é isso que me interessa verdadeiramente.
Trabalho e trabalharei com o SPGL e com a FENPROF enquanto acreditar no sincialismo e no que ele representa .
Por último mas não despiciendo fica o aviso:
Removerei todos os comentários incorrectos, não verdadeiros, mal-educados, provocatórios e afins. Os meus poucos mas preciosos visitantes, não têm que levar com roupa-suja. Nem sequer têm que levar com posts como este que agora concluo. Só aqui fica pois achei importante o esclarecimento.
Muito Boa Noite a todos, candidatos da lista B incluídos!

12 comentários:

Cátia Néry disse...

Boa noite!!!

Tudo passa, vais ver!

Jinho...

AnaLee disse...

Oi míuda! Vê lá se não ficas proscrita por demonstrares publicamente que és amiga de um monstro mau da lista A, que sou eu!

Filomena Ventura disse...

Olá,
passei pela paisagem que vês e achei que devia dizer como comentário ao teu post: «E mais nada!!!!!!»
Bj

AnaLee disse...

Olá míuda Filomena! Ainda bem que por cá passate e vai vindo mais vezes. Beijinhos

Maria Isabel Pedrosa Branco Pires disse...

Olha a nossa Filomena também é bloguista. Beijinhos e "mai nada!

jpvideira disse...

ai gostas de blogues sobre literatura e com literatura??!! a ver vamos...

AnaLee disse...

Já tarda!

Miguel Pinto disse...

O vendaval nem o senti, Ana. Há janelas que não vale a pena abrir ;)

Cátia Néry disse...

Devemos saber separar as águas.

Gosto do teu blog .(PONTO!)

Gosto de ti . (PONTO!PONTO!)

AnaLee disse...

Bem sei Miguel. Mas desta vez tive mesmo de abrir esta. Já está fechada, definitivamente.

jpvideira disse...

falta poucochinho...

AnaLee disse...

Cátia B, também gosto de ti pá! Só não quero que tenhas problemas por seres minha amiga ! ;))
João A, cá estamos a aguardar!