quinta-feira, 30 de julho de 2009

O meu amor...




Chico Buarque é um ser humano raro. Não é apenas o artista extraordinário, algo me diz que quem assim canta, compõe e escreve, tem de ser alguém fora do comum!
A propósito, aconselho o seu último livro "Leite derramado".

Rosa Branca

House of the rising sun...

O Pato




Agora sim, o seu a seu dono...

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Pego do Inferno


O lindíssimo Pego do Inferno situa-se na freguesia de Santo Estêvão, a cerca de 7km de Tavira, e constitui uma das mais bonitas paisagens Algarvias, embora que distinta da imagem turística do Algarve da costa dourada.
O Pego do Inferno é uma das quedas de água da ribeira da Asseca, um dos mais importantes cursos de água da região de Tavira. Recentemente esta lindíssima envolvente foi submetida a uma eficaz requalificação do espaço, delineando um agradável percurso, que enriqueceu ainda mais toda a paisagem.
De facto, o ponto alto deste percurso é o bonito “Miradouro do Pego“, onde se pode admirar a grande beleza da queda de água que deleita quem a visiona, e oferece mergulhos refrescantes nos meses de verão. A queda de água forma uma lagoa redonda, de um verde mediterrânico, rodeada de uma refrescante área arborizada.
O acesso ao Pego do Inferno, após o estacionamento, faz-se durante cerca de 100 metros até se aceder a uma escadaria de madeira, começando aí o percurso propriamente dito, levando a descida até ao Pego cerca de 300 a 400 metros.
A Lenda do Pego do Inferno:
Diz-se que há muitos anos, uma carroça se despenhou no pego, caindo os ocupantes na lagoa. Os cadáveres dos ocupantes da carroça e os dos animais que a puxavam nunca foram localizados e os mergulhadores não conseguiram encontrar o fundo da lagoa, chamando então ao local “Pego do Inferno".
Mais informação aqui

Carta de Mário Nogueira à Ministra da Educação


Carta à Ministra da Educação
Serve esta carta, em primeiro lugar, para esclarecer a Senhora Ministra de que não sou, e nunca fui, membro do Comité Central do PCP, como, aliás, não sou membro de qualquer órgão dirigente do PCP, nem sequer a nível de freguesia. Não que, daí, viesse mal ao mundo, mas como V.ª Ex.ª parece incomodar-se com o facto, a ponto de sentir necessidade de o referir, mentindo, na entrevista publicada no DN, em 26 de Julho, p.p., achei por bem esclarecer a situação. Não tanto para que se sinta menos incomodada, mas, sobretudo, para combater a divulgação de mentiras.

Militante de base do PCP, sim, sou! Sem me incomodarem, pessoalmente, as referências, mas preocupando-me, enquanto democrata, que um membro do Governo do meu país, 35 anos depois do 25 de Abril, recorra a esse facto para responder a uma pergunta que lhe foi colocada a propósito de uma eventual instrumentalização da minha parte. O recurso a argumentos desse tipo era vulgar em governantes anteriores a este tempo de democracia, mas pensei já não ser assim...não dever ser assim com os actuais...pelos visto enganei-me...…

Já quanto à minha militância sindical, é de sempre. Nem sempre como dirigente, mas sempre como militante. Sindicalizei-me logo que terminei o meu curso. Fui eleito delegado sindical, pelos meus colegas, no primeiro ano de exercício. Mais tarde elegeram-me dirigente sindical. Nessa qualidade, trabalhei no SPRC e, algum tempo depois, na FENPROF, sempre por vontade expressa dos meus colegas sindicalizados e democraticamente eleito. Penso serem hábitos herdados de um velho Homem do povo que, sem nunca fazer qualquer formação superior, soube sempre ser democrata e respeitar as outras pessoas. Felizmente, continua assim...…


E o resto da missiva poderá ( deverá) ser lida aqui

terça-feira, 28 de julho de 2009

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Fado do ladrão enamorado

A entrevista

A ministra Lurdes Rodrigues, hoje no DN, diz-nos mais do mesmo!
Não se lhe descortina um rasgo de brilhantismo, uma ponta de interesse. Omite deliberadamente a sua formação inicial ( o que é sintomático de um certo tipo de carácter ), faz o ar de vítima de sempre, continua a vomitar aquela doentia veneração pelo primeiro ministro, é básica nos argumentos, abusa da demagogia e do apelo ao popularucho ( os pais, e os pais, e o alargamento da escolaridade, e os professores que não gostam da mudança e mais os sindicatos que não querem qualquer tipo de avaliação...), dá piadinhas ao jeito mais ordinareco que há : O Mário Nogueira manipulado como? Ele é do do PCP, faz parte do Comité Central... É dirigente sindical há DEZENAS de anos por isso não faz mais que o seu papel... Quase dava para ouvir a vozinha debochada da ministra Lurdes Rodrigues, ao ler estas palavrinhas foleirinhas, rasteirinhas e batidas como o diabo!
Deixá-la falar, ou dar entrevistas, ou o diabo que a carregue. Os ministros passam como uma virose ruim. Os professores cá ficarão, com mais ou menos carreira, a educar os filhos desta Nação. E os sindicatos também resistirão, por mais que os queiram amordaçados. Só não consta que um ministro incapaz consiga bisar!!!

domingo, 26 de julho de 2009

Manta Rota ( um post para o meu amigo António Moreira da Silva)


Manta Rota é uma pequena localidade do concelho de Vila Real de Santo António, famosa pela sua praia, que constitui uma das principais estâncias balneares do Algarve. A sua grande extensão, aliada a um clima mediterrânico caracterizado por temperaturas agradáveis todo o ano e a águas calmas e tépidas durante o período balnear são factores que atraem todos os anos milhares de turistas nacionais e estrangeiros.

A praia da Manta Rota localiza-se a cerca de 10 km a ocidente de Vila Real de Santo António, 10 km a oriente de
Tavira, e a cerca de 40 km a leste de Faro, capital de distrito e do Algarve. Possui acesso à Estrada Nacional 125. Inclui-se no concelho de Vila Real de Santo António e na freguesia de Vila Nova de Cacela.

A praia da Manta Rota faz parte de uma vasta área arenosa litoral que se estende desde a
foz do rio Guadiana até à barra do Lacém. A oeste da praia da Manta Rota encontramos a Praia de Cacela Velha, ou simplesmente Praia de Cacela, e a leste a Praia da Lota, também designada por Praia do Alto ou Praia do Sítio do Alto.

O clima apresenta as características comuns ao restante litoral do
sotavento algarvio.
Os verões são longos, secos e quentes, embora as temperaturas médias máximas em Julho e Agosto rondem os 28/30 ºC, bem inferiores àquelas que se verificam noutras regiões do
sul de Espanha e de Portugal; por outro lado, é considerável o número médio de noites tropicais (noites em que a temperatura não desce abaixo dos 20º C) do litoral algarvio nesta estação. Os Invernos são curtos, chuvosos e suaves. Nesta altura do ano as temperaturas mínimas médias rondam os 9º C.

O litoral do sotavento algarvio é uma das regiões mais quentes de Portugal Continental. A sua temperatura média anual ronda os 18º C.
Uma das características do litoral do sotavento algarvio é a influência acentuada dos ventos de leste. A presença destes ventos anuncia normalmente um aumento considerável temperatura da água do mar, que em anos recentes atingiu os 28º C. São os chamados dias de «
levante».

Praia da Manta Rota é uma
praia com cerca de 3 Km de areal que se estende desde Cacela Velha até Altura, no concelho de Vila Real de Santo António, Portugal.
A praia encontra-se certificada com
bandeira azul, possuindo normalmente duas concessões bem equipadas. Nos ultimos anos tem existido equipamento de apoio para deficientes motores. Actualmente a praia da Manta Rota está a sofrer um importante processo de renovação que incluiu a demolição dos bares e restaurantes de praia, a colocação de passadiços em madeira sobre as dunas e o arranjo dos parques de estacionamento.

Na Manta Rota, bem como nos seus arredores, podemos encontrar diversos alojamentos (pensões, residenciais, turismo rural, hotéis, apartotéis), estando projectados novos alojamentos de qualidade. Existem ainda três campos de golfe: Quinta da Ria, Quinta de Cima e Benamor.
A gastronomia nesta região do sotavento algarvio é muito diversificada. Nos restaurantes locais predominam os pratos à base de peixe fresco,
marisco, polvo e chocos, típicos da alimentação tradicional do litoral algarvio. Contudo, a variedade gastronómica local não se fica por aqui, incluindo alguns pratos únicos como sopas e saladas frias (gaspacho algarvio, salada de ovas frescas, estopeta de atum), e ainda as papas de milho com conquilhas, a feijoada de lingueirão e a açorda de galinha caseira.




Tudo Copiado daqui.
Agora um conselho de quem conhece e usufrui a zona há alguns anos: Tentem estadias em épocas menos concorridas do que Agosto...

sábado, 25 de julho de 2009

Can't stop loving you




O tema é bonito. E o rapaz está na ordem do dia.

Tom Jobim, Pela luz dos olhos teus...

Resistiremos!




UMA LEI SINDICAL PARA PENALIZAR OS MAIORES SINDICATOS

A Lei 59/2008 e os seus regulamentos impuseram aos sindicatos de trabalhadores de serviço público – neste caso, aos professores – uma lei sindical que institui uma “novidade”: está redigida – e pensada – de modo a que os maiores sindicatos tenham, na melhor das hipóteses, direito ao mesmo número de créditos (isto é, horários de professores cujos salários são suportados pelo Ministério da Educação) que sindicatos médios ou mesmo pequenos. No âmbito dos professores, o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL), a quem a “medição de representatividade” feita pelo ME atribuiu 18.230 sócios, terá direito a 19 horários, mas o Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC), com 10590 sócios, terá direito a 21!(1). E o Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZC), com 10464, obterá, pelo menos, tantos como o SPGL. Também o Sindicato dos Professores do Norte (SPN), com 13598 sócios, terá mais créditos que o SPGL. Um sindicato menor, se for de âmbito nacional, mesmo que no seu todo tenha 7 ou 8000 sócios, terá direito a mais créditos que o SPGL!(2)
Esta aberração resulta do facto de a lei determinar que para efeito de atribuição de créditos o “tecto “ considerado é de 10000 sócios. Ou seja, ter 10000 ou 20 mil …é o mesmo! E ter 10000 só na zona de Lisboa é “menos representativo” que ter sete ou oito mil dispersos por todo o país! Seria o mesmo que a lei eleitoral estabelecer que para cima de 500000 votos os partidos teriam direito ao mesmo número de deputados!
A decisão dos deputados não foi fruto de uma desatenção. Durante o período de discussão pública tivemos possibilidade de alertar os deputados das Comissões de Trabalho e dos Direitos, Liberdades e Garantias para esta incongruência. Foram muito amáveis reconhecendo a nossa razão. Para, claro, tudo ficar na mesma. É que, de facto, não se trata de desatenção ou de erro legislativo: é clara a intenção de reduzir a intervenção dos sindicatos maiores, mais fortes e mais representativos: ao poder – neste caso ao Partido Socialista – interessa que haja sindicatos. Mas que sejam muitos em cada sector e sobretudo, sem capacidade de intervenção. As justas teorias da representatividade têm, para o PS, como limite a possibilidade de sólida contestação aos dislates do poder e do patronato. O SPGL – o maior sindicato de docentes do país – verá o seu número de créditos reduzido de 58 horários (em 2008/2009) para 19 horários (em 2009/2010), numa clara tentativa de “asfixia” por via legislativa. Os seus dirigentes – e sobretudo os professores da área da Grande Lisboa - terão de encontrar os melhores caminhos para evitar este crime. O PS ainda não percebeu que uma sociedade democrática exige sindicatos fortes. Insiste em não perceber que a sua sanha anti-sindical o derrota e diminui a democracia.


A Direcção do SPGL

(1) Esta situação resulta do facto de, além do número de sócios, haver também direito a créditos sindicais por cada distrito que o sindicato abranja. Como o SPRC, o SPN e o SPZN abrangem mais distritos que o SPGL, e todos têm mais de 10000 sócios, com muito menos sócios que o SPGL têm mais créditos sindicais.

(2) Estes números referem-se apenas a sócios do ensino público não superior, excluindo também sócios aposentados ou desempregados. Resultaram da “medição de representatividade” feita pelo Ministério da Educação para atribuição de créditos sindicais no ano de 2007.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

What a Wonderful World - Louis Armstrong

Álvaro, Castelo Branco

Álvaro

"Álvaro é uma bonita aldeia pertencente ao concelho de Oleiros, situada numa encosta sobranceira ao fantástico rio Zêzere, na albufeira do Cabril, que aqui possibilita paisagens magníficas. Inserida na Rede das Aldeias do Xisto, Álvaro é conhecida como uma das “aldeias brancas”: a maior parte das suas construções é, de facto, feita em xisto, mas a evolução histórica fez com que muitas estejam pintadas, alterando muito do seu ambiente xistoso. Aqui o relógio parece ter graciosamente parado, e a tradição ainda reina nos cerca de 80 habitantes da aldeia, que chegam a ser 120 em alturas festivas. Vale a pena visitar a Igreja da Misericórdia e observar os Passos do Senhor e as várias alminhas por aqui dispersas, mas o que realmente encanta na aldeia é a sua beleza natural, com a Praia Fluvial mesmo aos seus pés, dotada de boas infra-estruturas. "


Foi por conta do sitemeter que fiquei a conhecer Álvaro. Um dos seus 80 habitantes é visita regular da Paisagem. Bem vindo, obrigado por me dar a conhecer tão belas paisagens!

Cinismo...

"É preciso administrar o desprezo com extrema parcimónia, pois o número de necessitados é muito grande. "

François Chateubriand



A frase é do mais cínico que há, mas tenho dias que não ando muito longe de sentir coisas lá perto...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Dois turistas em Castro Marim

Mariza Monte

Rolling on the river, Tina, 1971

Espanha aqui tão perto...

Na Via do Infante, já depois da saída de Tavira, quando se circula de Faro para Vila Real de Santo António, há uma placa daquelas que indicam distâncias que informa solenemente, branco no azul:

Monte Gordo 27 Km
Castro Marim 27 Km
ESPANHA 29 Km
Vila Real de Santo António 30 Km

Olhei e sorri. Pensei com os meus botões:
Ok, talvez até seja, mas será mesmo???
Quem mediu fê-lo com rigor e todo o preciosismo. Deve ser a ponte que veio encurtar a distância.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Ricardo Reis

Para ser grande, sê inteiro

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive

Ricardo Reis

Chico e Ney

Para ouvir com atenção.
Uma preciosidade para puro deleite!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Lou Reed e Pavarotti, uma dupla improvável

Um abraço para o SPN

Aos meus companheiros e amigos do SPN ( Sindicato de Professores do Norte ), o meu abraço solidário nestes dias de perda e luto.
Conheci o Adriano Teixeira de Sousa "de longe", não tive o privilégio de privar ou trabalhar com ele; a sua fama imensa de Homem extraordinário, conheço-a desde o meu primeiro dia como dirigente sindical.
A perda é de todos nós.

Venceremos pois!


Em tempos duros para a profissão e para o sindicalismo, a minha querida amiga Paula passa a única mensagem verdadeiramente importante!

Homem na Lua: 40 anos de história ou do maior embuste da história?


Parece que foi há 40 anos.
Estranha-se que nunca mais se tenha conseguido repetir o feito das missões Apollo.
Enfim, para os adeptos das teorias da conspiração percebe-se o potencial da coisa...

Homossexuais proíbidos de doar sangue!!!

"O Ministério da Saúde decidiu excluir os homossexuais de sexo masculino de doarem sangue. A justificação é simples: eliminar possíveis dadores com comportamentos de risco. O gabinete da ministra da saúde diz que esta medida visa prevenir a ameaça de potenciais dadores com comportamentos de risco, uma posição com base "em termos objectivos e cientificamente comprovados". O Ministério da Saúde foca-se nas elevadas taxas de doenças graves transmissíveis, pela transfusão de sangue, nos homossexuais do sexo masculino. De acordo com o JN, o ministério utiliza como um dos principais argumentos o facto da resolução do Conselho da Europa dar "supremacia à protecção dos doentes que recebem sangue relativamente à vontade de qualquer pessoa em doar sangue". O SOS Racismo já veio falar em "discriminação". No entanto, o gabinete de Ana Jorge defendeu-se alegando que as mulheres homossexuais estão autorizadas a doar sangue. "


Bem sei que tenho andado um pouco arredada de "notícias", mas juro que quando li o cabeçalho desta aqui, pensei que se tratava do ministério da saúde de um país qualquer lá para o terceiro mundo (seja lá isso onde for!)
Tenham dó e expliquem a uma pobre criatura, que de coisas da ciência percebe só o equivalente aos conteúdos programáticos do 1º Ciclo do Ensino Básico:
Mas afinal as doenças sexualmente transmissíveis são exclusivas dos homossexuais? E os comportamentos de risco também?
Então e quando doamos sangue ele não é examinado, "dissecado", espiolhado à lupa , antes de ser enfiado nas veias de alguém?
Sou eu que estou doida?
O Alberto João já é quem manda nesta espelunca?

Coup de Foudre

Eu, que sou uma romântica, não deixo de me interrogar sobre a razão de me agradar tanto o pragmatismo com que Rentes de Carvalho vai contando coisas no tempo contado.
A de hoje merece mesmo uma visita...

domingo, 19 de julho de 2009

Afinal é cansaço ou não é cansaço? (Ver post de dia 11/07/09)

O que há em mim é sobretudo cansaço

O que há em mim é sobretudo cansaço
Não disto nem daquilo,
Nem sequer de tudo ou de nada:
Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
Cansaço.

A subtileza das sensações inúteis,
As paixões violentas por coisa nenhuma,
Os amores intensos por o suposto alguém.
Essas coisas todas -
Essas e o que faz falta nelas eternamente -;
Tudo isso faz um cansaço,
Este cansaço,
Cansaço.

Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada -
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o finito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...

E o resultado?
Para eles a vida vivida ou sonhada,
Para eles o sonho sonhado ou vivido,
Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
Para mim só um grande, um profundo,
E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
Um supremíssimo cansaço.
Íssimo, íssimo. íssimo,
Cansaço...

Álvaro de Campos

Vamos fugir...

Adoro esta canção, não me canso de a ouvir!
Creio que alguns dos meus visitantes conhecem bem essa "adoração" pois é também o toque que tenho no telemóvel ( baixinho, claro, sou pimba mas só um bocadinho...).
Conhecia a versão do Gilberto Gil e o original dos Skank. Esta versão que descobri hoje é novidade para mim.
Aqui fica.

sábado, 18 de julho de 2009

Barco Negro




Por estes dias a paisagem só vos dá música...
Agendamento prévio.

Estou velha

Sentada numa esplanada de noite balnear, hoje senti-me velha.
Ao meu lado um grupo de mancebos borbulhentos e barulhentos, feios, mal vestidos, sem educação nem vocabulário, berravam palavrões e agrediam-se à palmada e ao pontapé, tudo para impressionar umas míudas de igual calibre. E elas tinham aquele ar de quem nem precisa de ser impressionada.
Um pouco mais afastadas, duas garotas com um ar um bocadinho mais "clean" e um vocabulário mais recheado, argumentavam com um amigo que parecia ser conhecido do bando de bárbaros:
"Olha que nós não andamos com esta gente na rua, ouviste?"
Senti-me velha por duas razões, a primeira delas foi a vontade irreprimível de partir umas caras à bofetada; a segunda foi um aperto no coração por pensar que tenho um filho com cinco anos que vai cruzar-se com bandos destes.
Senti-me velha e um bocadinho reaccionária. Ou talvez não...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

quinta-feira, 16 de julho de 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Escroques

Há aqueles que conseguem enganar algumas pessoas durante muito tempo.
Também conheço os que conseguem enganar muitas pessoas durante algum tempo.
Mas não consta que haja nenhum que tenha conseguido enganar toda a gente durante todo o tempo!!

Cá estarei para assistir no camarote, à queda da máscara da criatura bem falante e que muito bem prega ...

Jorge Palma

Vai ser preciso muito mais do que isso para nos desmobilizar!

Atenção que a concentração de professores de dia 16 voltou a mudar de local.
Iremos onde for preciso!!!


CONCURSOS
16 de Julho: nova mudança de local de concentração
ME mudou novamente o local da reunião. A concentração dos professores e educadores muda também. Agora vai ser na Avenida 24 de Julho (cruzamento com a Av. Infante Santo) frente à DGRHE

Há dois dias mudaram o local da reunião. Hoje (dia 14) voltaram a mudar o local da reunião. Muda, por conseguinte, o local da nossa concentração. A reunião vai agora ser nas instalações da DGRHE, na Avenida 24 de Julho, à mesma hora (14h 30). A concentração dos professores e educadores não colocados neste concurso passa então para esse mesmo local.Não há que enganar - A concentração passa para a Avenida 24 de Julho, no cruzamento com a Avenida Infante Santo, à mesma hora - 14h 30, e no mesmo dia - 16 de Julho (quinta feira).Vamos lá estar a mostrar a nossa indignação com os resultados deste concurso e a exigir que já no próximo ano haja novo concurso - e não só daqui a 4 anos. E, novamente, a exigir respeito pelos professores e pela Educação!

Contamos contigo!


FENPROF

terça-feira, 14 de julho de 2009

Que saudades destas musicas!

DIA 16 de Julho, frente ao CNE

CONCURSOS



Concentração de professores e educadores não colocados no dia 16 de Julho


O Ministério da Educação alterou a hora e o local da reunião marcada para o dia 16 (próxima quinta-feira). Passou para o Conselho Nacional da Educação (CNE) e para as 14h30. É ai que os professores e educadores descontentes com o que resultou em termos de colocações e com a descarada opção pela precariedade se devem concentrar. O CNE fica na Rua Florbela Espanca, no Bairro dos Coruchéus, em Alvalade (Lisboa). Encontramo-nos lá! (Veja o mapa no corpo da notícia)

Política de Interesse ( Eça de Queiróz )



Em Portugal não há ciência de governar nem há ciência de organizar
oposição. Falta igualmente a aptidão, e o engenho, e o bom senso, e a
moralidade, nestes dois factos que constituem o movimento político das nações.
A ciência de governar é neste país uma habilidade, uma rotina de acaso,
diversamente influenciada pela paixão, pela inveja, pela intriga, pela vaidade,
pela frivolidade e pelo interesse.
A política é uma arma, em todos os pontos revolta pelas vontades contraditórias;
ali dominam as más paixões; ali luta-se pela avidez do ganho ou pelo gozo da
vaidade; ali há a postergação dos princípios e o desprezo dos sentimentos; ali
há a abdicação de tudo o que o homem tem na alma de nobre, de generoso, de
grande, de racional e de justo; em volta daquela arena enxameiam os aventureiros
inteligentes, os grandes vaidosos, os especuladores ásperos;
há a tristeza e a
miséria; dentro há a corrupção, o patrono, o privilégio. A refrega é dura;
combate-se, atraiçoa-se, brada-se, foge-se, destrói-se, corrompe-se. Todos os
desperdícios, todas as violências, todas as indignidades se entrechocam ali com
dor e com raiva.
À escalada sobem todos os homens inteligentes, nervosos, ambiciosos (...) todos
querem penetrar na arena, ambiciosos dos espectáculos cortesãos, ávidos de
consideração e de dinheiro, insaciáveis dos gozos da vaidade.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Fernando Pessoa

Deixa-me ouvir o que não ouço...

Deixa-me ouvir o que não ouço...
Não é a brisa ou o arvoredo;
É outra coisa intercalada...
É qualquer coisa que não posso
Ouvir senão em segredo,
E que talvez não seja nada...

Deixa-me ouvir... Não fales alto !
Um momento !... Depois o amor,
Se quiseres... Agora cala !

Tênue, longínquo sobressalto
Que substitui a dor,
Que inquieta e embala...

O quê? Só a brisa entre a folhagem?
Talvez... Só um canto pressentido?
Não sei, mas custa amar depois...
Sim, torna a mim, e a paisagem

E a verdadeira brisa, ruído...
Vejo-me, somos dois...

Tim, Voar

domingo, 12 de julho de 2009

Samurai




Boa composição.

sábado, 11 de julho de 2009

Não é cansaço

Não, não é cansaço...

Não, não é cansaço...
É uma quantidade de desilusão
Que se me entranha na espécie de pensar.
É um domingo às avessas
Do sentimento,
Um feriado passado no abismo...
Não, cansaço não é...
É eu estar existindo
E também o mundo,
Com tudo aquilo que contém,
Como tudo aquilo que nele se desdobra
E afinal é a mesma coisa variada em cópias iguais.

Álvaro de Campos

Walk on the wild side...

Gripe A

O que é?

Trata-se de uma infecção causada por uma nova estirpe de vírus de gripe suína (vírus influenza A) designada H1N1, originalmente, uma doença respiratória dos suínos.



Quais os sintomas?

São muito parecidos com os da gripe comum e incluem febre superior a 39ºC que aparece repentinamente, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.



É possível apanhar esta doença pelo consumo de carne de porco?

Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Ao cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius está a matar o vírus da gripe suína.



Como prevenir o contágio?

Proceder à lavagem frequente das mãos com água e sabão, para reduzir a probabilidade de transmissão da infecção, cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir, utilizar lenços de papel, depositando-os num saco de plástico que deve ser fechado e colocado no lixo após utilização, limpar superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas) e não partilhar alimentos.



Existe vacina?

Não existe vacina para o H1NA em humanos nem a actual vacina sazonal para gripe oferece protecção, mas o antiviral Tamiflu parece ser eficaz contra o H1N1 no caso de infecção com o vírus. Importante é que a gripe seja detectada aos primeiros sintomas, sendo que nesse caso é, por norma, perfeitamente controlável.



Atenção:

Os portugueses que regressem de zonas afectadas pela gripe suína e tenham sinais de gripe no prazo de dez dias devem contactar a linha de saúde (808 24 24 24)



Mais informação aqui, aqui, aqui mas principalmente e em português, aqui

Batemos no fundo?


Um rádio na Austrália lembrou-se de promover um concurso cujas regras são obscenas, seja qual for o ponto de vista.

O que pergunto é:

Haverá limites para o estado de degradação a que chegou a sociedade?


Mais logo, em Coimbra!

Amanhã ( 11/07), vai o Grupo de Guitarra de Canto de Coimbra do CCR de Santarém, participar nas Homenagens a António Portugal e António Brojo. (Arcadas da Igreja de Stª Cruz) 22:30h em Coimbra ...se estiver por perto, não falte. Abraços

Lilás...

Do que me fui lembrar hoje...




É que fui feliz com esta música!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Peço aos blogues sobre educação que divulguem

CONCENTRAÇÃO DOS PROFESSORES EM EXERCÍCIO NO ENSINO PORTUGUÊS NO ESTRANGEIRO
JUNTO À RESIDÊNCIA OFICIAL DO PRIMEIRO-MINISTRO

28. JULHO. 2009 – 16 HORAS

Colegas,

Aproveitando a presença em Portugal dos seus dirigentes, o Sindicato dos Professores no Estrangeiro (SPE/FENPROF) reúne a sua Direcção no dia 28 de Julho, em Lisboa.

Nesse dia à tarde, pelas 16 horas, os dirigentes do SPE/FENPROF deslocar-se-ão à Residência Oficial do Primeiro-Ministro para entregarem um protesto relativo ao atraso (superior a meio ano) que se verifica na actualização salarial que foi conseguida para este ano.

Foram solicitadas reuniões ao Gabinete do Primeiro-Ministro, mas, também, a todos os grupos parlamentares, devendo estas ter lugar na tarde desse dia. Com o objectivo de divulgar publicamente o problema, bem como outros que são sentidos pelos professores que exercem actividade profissional no EPE, e de acompanhar esta acção, a comunicação social foi convocada para as 16 horas.

Apelamos a todos/as os/as colegas que tenham disponibilidade, que compareçam no local (a Residência Oficial do Primeiro-Ministro situa-se por detrás da Assembleia da República), pelas 16 horas. Será muito importante, dada a presença da comunicação social, que os professores do EPE ali presente sejam em número significativo.


A Direcção do SPE
O Secretariado Nacional da FENPROF

Imitando

"Raramente nos queixamos do que dói fundo, e só de longe a longe as palavras ditas traduzem o que nos vai no pensamento. Calculados ou não, são ambíguos os nossos gestos, os nossos olhares. Gastamo-nos nas aparências. Sorrimos sem vontade. Choramos para que se veja. Fingimos zangas, carinhos, temores, afeições, devoções. Enganamos e enganamo-nos.
Uns atrás dos outros, logo de manhã cedo, todos os dias subimos ao palco a imitar a vida."



Texto roubado aqui mesmo

FENPROF exige novo concurso de professores em 2010

CONCURSOS
Reclamação de novo concurso já no próximo ano será levada ao ME pela FENPROF no dia 16 (quinta-feira)
Reunido em Santarém, o Secretariado Nacional da FENPROF lança um forte apelo aos QZPs e aos outros professores não colocados para que se concentrem nesse dia, às 16h00, junto ao Ministério da Educação, na Av. 5 de Outubro, em Lisboa

Deixa-te ficar na minha casa

Gosto tanto do Nuno Norte e desta canção em particular que é bem provável que já por cá tenha sido "postada".
Paciência, apetece-me ouvi-la e partilhá-la hoje!

Loucos de Lisboa

Tired and hopless...


quinta-feira, 9 de julho de 2009

Piadinha...

Está na moda ser negro!




O político mais poderoso do mundo é negro...

E o líder da oposição (Partido Republicano) também é negro.

A mulher mais rica e influente é negra.

O melhor jogador de golfe de todos os tempos é negro.

As melhores jogadoras de ténis do mundo também são negras.

O actor mais popular do mundo é negro.

O piloto de corrida mais veloz do mundo é negro.

O mais inteligente astrofísico à face da terra é negro.

O cirugião cerebral de maior êxito no mundo é negro.

O homem mais rápido é negro.

.... É óbvio que o Michael Jackson morreu de DESGOSTO!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Logo que passe a Monção




E desta, será que o Miguel gosta?

Eu cá também acho!

Ministra responsabiliza comunicação social pela baixa a Matemática

E tem toda a razão! E até me parece que há mais culpados para além da Comunicação Social e dos outros que o secretário Lemos enunciou:
Os sindicatos hão-de ter a sua quota parte de culpa porque andaram a agitar os professores, os pais também têm porque deixam a miudagem jogar nas consolas, a PSP tem culpa pois não acautela a segurança nas escolas e os míudos sentem-se lá desprotegidos e até o Cristiano Ronaldo e o Michael Jackson são culpados pois andam a distraír a juventude!
Só não tem culpa o infalível Ministério da Educação e a deplorável equipa que o ocupa.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Coisas que parecem irreais!


Um está oficialmente morto quase há meio mês, oficialmente, porque morto andou ele grande parte da existência, e não há meio de o enterrarem, de o cremarem, sei lá, de o mandarem para um local mais apropriado a quem já não mexe; em vez disso, o morto oficial arrasta uma multidão de um milhão de almas, para verem e celebrarem, ninguém percebe muito bem o quê. Tomara que eu me engane, mas tamanha concentração de gente ainda vai provocar mais algumas exéquias!

O outro parece estar vivo, ganha como poucas almas viventes algum dia ganharam, dizem que se ajeita com a bola melhor que todos os outros, está a saír da puberdade, ainda meio bexigoso mas o mulherio não o larga, é ignorante e, cá para mim, analfabeto funcional; apesar disso arrasta mais de 80 mil alminhas para o verem a fazer nem sei bem o quê.

As televisões e restantes meios de comunicação não descolam quer de um quer do outro, cabe perguntar qual a razão: Algum dos dois descobriu a cura do cancro? A cura da Sida? Que é possível viver em Marte? A vacina para a gripe A? A solução para o aquecimento global?

Estamos todos loucos ou ainda haverá esperança para esta humanidade?

Bolas, tirem-me deste filme!!

Do site da FENPROF, relato da vergonha!


Confirmam-se resultados que são dos piores de sempre: mais de 99% dos candidatos não entrou nos Quadros!
Numa profunda e inaceitável manifestação de desrespeito pelos professores, o Ministério da Educação, em vez de tornar públicas as listas de colocação dos docentes, para 2009/2010, decidiu, antes, manipular os números para fazer crer o que não é verdade, pois a verdade, usando os números que o ME hoje mesmo tornou públicos, é que:- 99% dos docentes que concorreram para ingressar em quadro não o conseguiram (apenas entraram 417 dos cerca de 50.000 candidatos que apresentaram 65.464 candidaturas - menos de 1%);- 11.836 docentes que já pertencem aos quadros (40,9% do total de docentes dos QZP) não obtiveram colocação no novo quadro criado (Quadro de Agrupamento).
Perante estes números, pode dizer-se que este é um dos piores concursos de sempre, o que só consegue ser disfarçado pela manipulação de números, a um ponto que é de todo inaceitável. Por exemplo, nos quadros que o ME divulga no seu site, é indicado que entre Quadros de Agrupamento e de Escola, a relação vagas positivas / vagas negativas é a seguinte:
2005 - 4.430 / 7.358;
2006 - 6.303 / 5.969;2009 - 20.896 / 2.660.
Ora bem, estamos perante uma grosseira manipulação de números, com o intuito de enganar a opinião pública.
De facto, se o ME considera todas as vagas abertas para os novos Quadros de Agrupamento, que vieram substituir os QZP (que incluíam 28.926 docentes), não pode apenas considerar como negativas as do Quadro de Escola (as 2.660 referidas), mas acrescentar-lhe as que faziam parte do quadro que se extingue - o QZP - e essas são, segundo o Ministério, 28.926.
Isto é, no cômputo global, não há 18.236 vagas positivas este ano, mas, se a este número, forem subtraídas, também, as 28.926 que correspondem a docentes dos QZP que foram obrigados a concorrer para o Quadro de Agrupamento, e nele deveriam ser colocados, então o saldo é negativo, correspondendo a 10.690 vagas a menos.
Não se compreende, também, como pode o ME afirmar que, numa segunda fase, serão colocados mais 38.000 docentes dos QZP e contratados, quando as escolas ainda não fizeram o levantamento de necessidades após esta primeira fase de colocação. O que há são cerca de 38.000 docentes por colocar, entre QZP's e contratados de primeira prioridade, e outros tantos que são identificados pelo ME como "Outros candidatos".
A FENPROF, após uma análise mais detalhada das listas definitivas, pronunciar-se-á de forma ainda mais precisa, analisando a situação grupo a grupo, mas denuncia, desde já, a manipulação que o ME pretende fazer dos números e reafirma que estamos perante o concurso mais negativo dos últimos anos, que fará crescer, como nunca, as situações de instabilidade para docentes dos quadros e remeterá para o desemprego muitos milhares de docentes que aguardavam o ingresso em quadro ou, pelo menos, uma contratação.
Nota final: Numa primeira observação, verifica-se que a maior parte dos docentes que ingressou em quadro são dos grupos 350 (Espanhol) e 550 (Informática). Na Educação Pré-Escolar, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no grupo 910 da Educação Especial ou na generalidade dos grupos do 2.º Ciclo não houve qualquer colocação que correspondesse a entrada em quadro.
O Secretariado Nacional da FENPROF6/07/2009

segunda-feira, 6 de julho de 2009

À espera das listas...

Da Mensagem, adaptou-se o Infante e apareceu este " O Falhanço"

A Lurdes quer, o Pedreira sonha, a obra não nasce.
A Lurdes quis que a Avaliação fosse toda uma,
O que ME unisse, já não separasse.
Sagrou-a, e foi dividindo a classe,
E as manifs foram de rua em avenida,
Gritaram, correram, até ao fim do mundo,
E viu-se a classe inteira, de repente,
Surgir, unida, da indignação profunda.
Quem te sagrou criou-te vertical.
Do orgulho e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Simplex, e a Avaliação se desfez.
Senhora, falta cumprir-se a educação em Portugal!


(Atenção que esta versão tem reservados direitos de autor!)

Jeff Buckley

Esta versão vai dedicada, inteirinha, ao Miguel Pinto. Para que ele a aprecie com o seu "olho" clínico!



Jeff Buckley-Hallelujah.flv

sábado, 4 de julho de 2009

Liberdade, Sophia de Mello Breyner Andresen



Liberdade

Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.

Bon Jovi, Hallelujah




Muita gente canta o tema, além do Leonard Cohen. Estes são uns intérpretes improváveis...
Vale a pena ouvir e ver!

Don't worry, be happy


Bobby McFerrin - Don't Worry Be Happy

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Concursos de Professores

Parece que Segunda-feira é o dia...
A fonte é esta!
Boa Sorte para todos nós.

Do Inimigo Público...


Pinho estava possesso mas Sócrates conseguiu exorcizá-lo
PUBLICO – Supl. O Inimigo Público – 03 de Julho de 2009

(Serviço IP/INEM/Patriarcado de Lisboa) Depois de se ter demitido, por ter feito dois cornos para o comunista Bernardino Soares no debate do Estado da Nação, Manuel Pinho foi levado de urgência para a Capela do Rato, onde foi exorcizado pelo Padre Milícias.
“O Manel estava possesso”, adiantou o seu colega de governo Augusto Santos Silva. “Mesmo depois da demissão, continuava a levitar colado ao tecto e a cantar músicas do Abrunhosa de trás para a frente. Valeu-nos o Milícias, que fez uma coisa com água do Luso e crucifixos à ‘Exorcista’, enquanto o primeiro-ministro (muito furioso, é verdade) lhe apertava uma zona do baixo-ventre a ver se o Manel cuspia coisas verdes”.

A gente não lê

Hoje ouvi uma canção que trazia esquecida, "A gente não lê", do Rui Veloso.
É um tema de que gosto especialmente e acho que a letra é um dos melhores poemas escritos por Carlos Tê. É também um fiel retrato de uma gente e de um país triste, melancólico e iletrado. Um país, um povo, que vai entardecendo "sentado à soleira", e a "entender os ruídos do mundo à sua maneira"...
Aqui fica uma versão interpretada por Isabel Silvestre. Ouçam com atenção, vale mesmo a pena!


quinta-feira, 2 de julho de 2009

Ouvir em vez de ler...

Por estes dias a Paisagem anda mais para ouvir do que para ver ( para ler); outros dias virão...

Sózinho

Estigma

Filhos dum deus selvagem e secreto
E cobertos de lama, caminhamos
Por cidades,
Por nuvens
E desertos.
Ao vento semeamos o que os homens não querem.
Ao vento arremessamos as verdades que doem
E as palavras que ferem.
Da noite que nos gera, e nós amamos,
Só os astros trazemos.
A treva ficou onde
Todos guardamos a certeza oculta
Do que nós não dizemos,
Mas que somos.


José Carlos Ary dos Santos